terça-feira, 21 de agosto de 2012

Nutricionista dá dicas para quem vai competir na 23ª Dez Milhas Garoto e 11ª Corrida Garotada



Atletas na Dez Milhas do ano passado
Manter boa hidratação e uma alimentação rica e balanceada é imprescindível para os atletas, profissionais ou amadores, que vão disputar a 23ª Dez Milhas Garoto e 11ª Corrida Garotada. Quem orienta é o nutricionista do Hospital Meridional, Edgar Britto. “Quando falamos de praticantes de atividades predominantemente aeróbicas, como é o caso dos corredores, a recomendação é que a hidratação comece no dia anterior à prova. Cerca de duas horas antes da competição, o corredor deve ingerir 500 ml de água. Antes da corrida, deve-se dar preferência a carboidratos como maçã, pêra, sucos de frutas, pão integral e requeijão. Nada de alimentos gordurosos”, ensina o nutricionista.

Edgar também destaca que durante a prova, os atletas devem consumir água a cada três quilômetros. “Se o tempo da corrida for superior a uma hora, pode-se ingerir também repositores hidroelétricos”, afirma. Após a competição, a alimentação ganha força total. O nutricionista frisa que os corredores precisam se alimentar o mais próximo possível do fim da disputa, a fim de evitar perda de massa magra. Nesse caso, é preferível que se consuma carboidratos com alto índice glicêmico, como pão branco, mel, batata, arroz, carnes magras e queijo. Além disso, aconselha cada corredor a se pesar antes e depois da competição, e consumir um litro de água para cada quilo perdido.

Por fim, Edgar salienta a importância de se evitar o consumo de cigarros, o excesso de bebidas alcoólicas e situação estressantes. Ele lembra que o descanso também constitui um dos pontos mais importantes do treinamento de um atleta.
  
Orientação de nutrição
A alimentação saudável deve estar presente em todos os momentos e fases da nossa vida, porém, existem algumas situações em que a estratégia de uma alimentação adequada pode garantir bons resultados. É o caso da prática de atividade física, principalmente quando o foco está na estabilização ou mudança na estrutura corporal.

A seguir algumas dicas para melhora do desempenho dos corredores de maratona:
  • Para iniciar a corrida é necessário que a pessoa esteja bem hidratada. Uma maior atenção à hidratação deve começar no dia anterior. Cerca de duas horas antes do exercício, procure ingerir 500 ml de água (podendo ser em pequenos goles) e 15 minutos antes 150 ml.
  • Cerca de quarenta ou sessenta minutos antes da maratona, deve-se dar preferência aos carboidratos de baixo a médio índice glicêmico (maçã, pêra, sucos de frutas, geléia sem açúcar, requeijão, pão integral, biscoito integral, requeijão, leite integral). Não ingerir alimentos gordurosos  ou fritos.
  • Em exercício com duração de até 60 minutos, pode-se usar somente a água. Geralmente, promotores e organizadores de corrida de rua, disponibilizam água a cada três quilômetros e é importante que o atleta faça uso deste recurso, ingerindo o líquido em pequenos goles. Se o tempo da corrida for superior a 60 minutos pode-se usar, além da água, os repositores hidroeletrolíticos que contêm eletrólitos e carboidratos. A ingestão deve ser pausada.
  • Após a atividade, a alimentação tem um papel fundamental e deve ser feita o mais próximo possível do final do exercício para evitar perdas de massa magra. Deve-se dar preferência aos carboidratos com alto índice glicêmico (pão branco, mel, batata, arroz) associados às fontes de proteína (carnes magras, queijos). A quantidade indicada e se há ou não a necessidade de adicionar suplementos protéicos varia de pessoa para pessoa. A hidratação também é importante no pós-treino. Uma dica é verificar o peso antes e após o treino e consumir pelo menos um litro de água para cada quilo perdido durante a atividade.
  • Última dica: corredores amadores ou profissionais precisam ter hábitos saudáveis. Assim, é importante evitar cigarros, excessos de bebidas alcoólicas e situações de estresse. O descanso constitui um dos pontos mais importantes dos programas de treinamento de um atleta. Dormir bem é fundamental para o rendimento do exercício. Como já foi dito, as necessidades nutricionais de cada um são diferenciadas e um programa alimentar adequado melhora o resultado do exercício. Atletas precisam ingerir mais alimentos com propriedades antioxidantes. Azeite de oliva, peixes, suco de uva roxa, linhaça, castanha-do-Pará, fontes de ácido ascórbido (acerola, mamão, laranja), de potássio (banana e a água de coco), devem fazer parte da rotina alimentar diária de um atleta.
 Edgar Britto, nutricionista do Hospital Meridional

Nenhum comentário:

Postar um comentário