segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Quer mudar o visual da sua casa? Então, troque a cor das paredes!



Se você quer mudar o visual da casa e não sabe como, o ideal é trocar a cor das paredes. E se estiver disposto e quiser economizar, você mesmo pode ser o pintor.

A primeira coisa é escolher pela cor da tinta e pela qualidade. Segundo a arquiteta e urbanista da Morar Construtora, Ceila Del Piero Dias, com uma tinta de boa qualidade, as paredes só voltarão a ser pintadas entre dois e cinco anos. Outra dica que Ceila dá é escolher cores que valorizam o lugar que você vai pintar, por exemplo, caso o ambiente seja pequeno aposte em cores claras pois assim você terá a impressão de que o lugar é muito maior. Além disso, temos também que pensar na claridade do ambiente, caso o lugar seja escuro aposte em cores claras, mas se ele for bem iluminado vale apostar em cores mais escuras.


Após escolher as cores é hora de preparar o ambiente, retire os móveis do local se possível. Caso não dê, coloque-os no centro do cômodo e cubra-os com lençóis velhos ou uma lona. “Retire com uma chave de fenda os espelhos de interruptores e tomadas e solte o lustre do teto. O chão deve ser forrado com jornal para que se por acaso você derrube tinta não suje o piso ou assoalho. Outra dica é colocar fita adesiva no rodapé e alisares de portas e janelas para que você não o pinte. Proteja também com fita as maçanetas das portas”, orienta a arquiteta.

Preparado o ambiente, é hora de preparar a superfície a ser pintada de forma correta para que se tenha um bom resultado final. Se a alvenaria for nova, é importante que seja aplicado um selador próprio para impermeabilizar. Se a alvenaria for mais antiga e já possuir uma pintura, é preciso checar se há imperfeições a serrem corrigidas. Elimine sujeiras, gorduras e poeira com água e sabão. Havendo partes soltas, é necessário lixar para retirá-las e depois remover o pó com uma escova ou pano úmido.

Se existirem pequenos furos de pregos e rachaduras, tape-os com massa corrida, aplicada com auxílio de uma espátula e deixe secar por aproximadamente 3 horas. Lixe para igualar com o restante da superfície da parede e também faça a limpeza.

Agora, se o problema for mofo na parede, Ceila Dias ensina: “lave o local com uma solução de água sanitária misturada com água (um litro de água sanitária para cada litro de água). Em seguida, enxágüe e deixe secar”.

Feito isso é hora de começar a sua pintura! Com a cor escolhida comece a pintar! Pintar um ambiente na ordem correta economizará tempo e dinheiro. Comece pelos encontros de paredes e tetos. Depois disso, pinte o teto e, em seguida, as paredes. “Vá para portas, janelas e, finalmente, pinte o rodapé. Não se esqueça de que a pintura deve ser feita de cima pra baixo em forma vertical. Nunca mude pra horizontal em hipótese alguma”, esclarece.

Dê a primeira demão, espere secar e em seguida passe outra vez, relembrando que é importante ter cuidado para que sua parede não fique com cada parte de uma tonalidade. Normalmente, são necessárias duas demãos de tinta. No entanto, quando a superfície já tiver pintura podem ser necessárias de três a quatro demãos.

É importante sempre fornecer ao vendedor da tinta a metragem quadrada a ser pintada, pois ele te auxiliará na quantidade de latas a ser comprada, já que cada tinta tem um rendimento específico. Hoje em dia os sites dos fabricantes possuem também ferramentas que podem auxiliá-lo nesse item. Parede pronta é só arrumar os móveis e curtir sua arte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário