quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Espetáculos musicais começam a rodar o Estado com o Circulação Cultural


Cultura em quantidade e qualidade recomeça a circular por todas as regiões do Espírito Santo. Essa é a definição do “Circulação Cultural”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A temporada de espetáculos será reaberta simultaneamente neste fim de semana em oito municípios: na sexta-feira (05), em Linhares, Muqui, Alegre e São Gabriel da Palha; e no sábado (06), em São Mateus, Itapemirim, Iúna e Marilândia.

A caravana do “Circulação Cultural” é formada por 15 grupos musicais premiados pelo edital de incentivo da Secult de número 005. Cada contemplado fará seis apresentações, somando até o mês de dezembro 90 espetáculos de música.

Os shows escolhidos foram: “Mukeka di rato: japanese kanela verde”, de Fábio Magnago Mozine; “Brasilidade”, de Luiz Renato da Silva Rocha; “Solana apresenta
show Veneza”, de Murilo Sodré de Abreu; “Delicidade”, de Amaro Silva Lima; “The space ahead”, de Michel Sponfeldner; “Mercado cultural”, de Júlia Cabral Abreu Sodré; “Forró comichão: o teu amor me pegou”, de Vitor Nunes Freitas; “Chiliques herméticos”, de Patuléia Filmes e Produções; “Poemas brasileiros”, de Wanderson Lopes Soares; “Serelepe”, de José Antônio Pereira Monteiro; “Família Gam”, de Glauber Lopes; “Show andante de Edivan Freitas”, de Ariny Denadai Bianchi; “Samba do povo: Rogerinho do Cavaco”, de Rogério Arthur Gonçalves Nogueira; “Baobab trio”, de Eduardo Szajnbrum; “Adios, me voy”, de Daniel Gonçalves Morelo.

Primeira semana

Na primeira semana da temporada do “Circulação Cultural”, Linhares receberá na sexta-feira (05) o show da banda Zémaria, que se apresenta novamente em São Mateus no sábado (06); já Muqui e Itapemirim vão receber a banda Brasilidade Geral, na sexta e sábado, respectivamente; a banda Adios, Me Voy! se apresenta no município de Alegre na sexta, e em Iúna no sábado; enquanto o cantor Edivan Freitas segue para São Gabriel da Palha na sexta-feira, e Marilândia no sábado. Todas as apresentações são gratuitas.

A banda Zémaria viaja com seu mais novo show, “The Space Ahead”, um espetáculo audiovisual, moderno e pop, com músicas e influências conectadas com o que vem acontecendo no novo panorama da música brasileira e mundial. A banda se apresenta em festivais e eventos desde 2004, e vem contribuindo na produção e desenvolvimento de álbuns de diversos artistas da região.

Os jovens músicos do grupo Brasilidade Geral pretende levar ao público diferentes ritmos e elementos de diversas regiões do País: Samba, Maracatu, Xaxado, Bossa Nova, entre outros. O grupo surgiu quando os músicos passaram a se reunir com a intenção de manter e aprimorar sua técnica musical. Seus integrantes já se apresentaram com grandes nomes da música brasileira como Djavan, João Bosco, Simone, Zizi Possi, Mart’nália, Elba Ramalho, Leila Pinheiro e Guilherme Arantes.

Já o cantor, compositor e violinista Edivan Freitas, que possui mais de 15 anos de carreira, apresenta o show “Andante, homônimo do seu primeiro disco. o artista sintetiza nesta obra suas criações musicais construídas durante esses anos, elaboradas a partir de referências vindas de cantores como Chico Buarque e Caetano Veloso, e da diversidade de gêneros que cruzaram sua trajetória: samba, bossa nova, ritmos nordestinos, toadas regionais, Clube da Esquina, pop-rock da década de 80, música instrumental brasileira, jazz.

Há ainda as apresentações da recém formada banda Adiós, Me Voy!, que lança seu álbum de estréia com um show trabalhado em projeções e cenografias luminosas, que invadem o palco e os sentidos dos espectadores. Seu repertório autoral traz vida nova ao cenário musical do estado, com um show voltado para experiência multissensorial do público.

Passado de sucesso


O “Circulação Cultural” entra em seu quarto ano em 2011. O esforço conjunto entre a equipe da Secult, os artistas e gestores culturais envolvidos permitiu, desde o início da ação, a realização de 400 apresentações em mais de 60 municípios, atingindo ao todo um público de 60 mil pessoas.

A meta este ano é percorrer todos os 78 municípios do Estado. A programação para o período de agosto a dezembro foi elaborada levando em conta a agenda dos artistas e a solicitação dos municípios, de modo a atender o maior número possível de cidades e todas as regiões do Estado. As apresentações acontecem simultaneamente em locais diferentes, preferencialmente nas sextas e sábados.

O projeto é um importante instrumento de formação de platéias, de popularização da cultura capixaba, de contribuição para o fortalecimento do mercado de trabalho artístico, e promoção do intercâmbio cultural; além de ser responsável pela movimentação dos aparelhos culturais dos municípios.

Programação

Sexta-feira (05)

Município: Linhares
Local: Centro Cultural Nice Avanza
Horário: 20 horas
Atração: Banda Zémaria - “The Space Ahead”


Município: Muqui
Local: Teatro Neném Paiva
Horário: 20 horas
Atração: Brasilidade Geral


Município: Alegre
Local: Teatro Virgínia Santos
Horário: 20 horas
Atração: Banda Adios, Me Voy!


Município: São Gabriel da Palha
Local: Auditório da Escola Hilda Ferreira da Fonseca
Horário: 20 horas
Atração: Edivan Freitas – “Show Andante”


Sábado (06)


Município: São Mateus
Local: Escola de Artes Poéticas
Horário: 20 horas
Atração: Banda Zémaria - “The Space Ahead”


Município: Itapemirim
Local: Comunidade Namitala Ayub
Horário: 21 horas
Atração: Brasilidade Geral


Município: Iúna
Local: Rua do Lazer
Horário: 20 horas
Atração: Banda Adios, Me Voy!


Município: Marilândia
Local: Espaço Verde
Horário: 20 horas
Atração: Edivan Freitas – “Show Andante”

Nenhum comentário:

Postar um comentário